Síndrome de Peter Pan 



Em 1983, Dr. Dan Kiley escreveu o livro “Síndrome de Peter pan” essa síndrome foi aceita pela psicologia sendo caracterizada por comportamentos imaturos na área, psicológica,sexual, social e para mim por que não dizer espiritual. A Síndrome de Peter pan não é considerada como um distúrbio mental. Simplesmente a pessoa gosta de ser uma eterna criança. Inúmeros fatores são causadores dessa síndrome, porém a que mais me chamou a atenção foi o fator chamado Super proteção dos Pais Isso mesmo, pais super protetores tendem a querer criar seus filhos dentro de uma bolha para que eles não sofram as mazelas do mundo.Filhos muito protegidos acabam não enxergando a realidade de que a vida não é um faz de contas. Pais que sempre querem suprir os filhos em tudo, tomando responsabilidades árduas, dedicando-se exaustivamente aos filhos correm o grande risco de que seus filhos não venham dar devido valor ao que possuem já que não foram eles que lutaram para conseguir nada.A proteção paterna e materna deve ter seus limites.É preciso deixar que o filho cresça , cabe aos pais ensinar o caminho sem manipular ou controlar a vida dos filhos. É comum vermos adultos que ainda são totalmente agarrados aos pais que sempre enxergam seus filhos como criançinhas. O filho protegido poderá ter a tendência a ser Peter pan, crescer pra que ? se é tão bom viver a ilusão de que sempre terão seus pais por perto, quem cresce tem que assumir responsabilidades, para o Peter pan é melhor viver na terra do nunca brincando e brincando. Amadurecer não quer dizer ser rebelde porém o cordão umbilical tem que ser cortado, para que o filho aprenda a resolver seus problemas e se desenvolver.O Afeto deve permanecer mas não podemos esquecer de que proteção demais desprotege.Foi muito difícil p/ mim deixar meu filho começar a trabalhar com 16 anos.Mas hoje agradeço a Deus por ele ter 18 anos e ter ralado na vida nesses dois últimos anos. Vejo o quanto o trabalho o edificou, mostrou o que é ter responsabilidade, hoje ele tem uma postura realista sobre a vida. Pegar ônibus lotado , ter que prestar contas a chefia, entrar na fila da competitividade pra conseguir emprego, participar de entrevistas, cuidar da aparência tudo isso e muito mais pode ser aprendido quando se esta trabalhando, não é a toa que existe aquela frase “O trabalho dignifica o homem”Grandes empresários começaram a trabalhar como contínuos. Ser Peter Pan pode não ser tão ruim assim, todos nós temos uma criança dentro de nós, porém temos que ter cuidado para não ficarmos fora da realidade. Bill Gates magnata, filantropo, autor e, em parceria com o sócio Paul Allen, fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens.
Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.
1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.
2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4.Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA UM DELES.
Essas sabias palavras de Bill Gates não tem nada haver com a vida de Peter Pan na terra do nunca não é mesmo?

Postagens mais visitadas deste blog

Cuide do seu Coração

Não adote a Solidão como morada no coração...

Passos para o Adolescente viver bem em Família