Passos para o Adolescente viver bem em Família

1-Valorize sua família



1-De prioridade a sua Família 
Ela deve ser seu bem mais precioso. Valorizar significa investir tempo , atenção e estar compromissado com os membros da família. Muitas vezes o adolescente fica muito tempo na internet, com os amigos e esquece-se de conversar com os familiares, não da atenção a ninguém da própria família. Sua família precisa sentir que você a valoriza. Quando você ama você cuida .Proteja seus irmãos mais novos, em fim proteja sua família.

2-Ame sua família

O mundo está repleto de pessoas que não aprenderam a amar – Amar envolve muita coisa
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.O amor não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; lembre-se – Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura! Nunca desista de amar!
-Muitos adolescentes reclamam que seus pais não demonstram afeto – mas olhe bem, muitas vezes os pais também não receberam afeto na infância, tiveram uma vida difícil porém nunca é tarde para aprender a demonstrar esse afeto, seja você o primeiro a abraçar , e demonstrar carinho aos seus familiares , dê o primeiro passo.Seus pais podem aprender a serem mais sensíveis vendo seu exemplo.
-O amor deve ser incondicional, ninguém é perfeito, ame as pessoas mesmo sabendo que elas são cheias de falhas. Foi assim que Jesus amou o mundo .
-O amor verdadeiro não é egoísta, se você vê algum defeito em alguém, tente fazer ajude essa pessoa a superar esse defeito
.Pergunte a si mesmo o que posso fazer para ajudar meus familiares a amadurecer e procurar solucionar os problemas. Você pode até dizer sou pequeno demais para ajudar meus familiares o amor é como uma chama, por mais pequenina que seja essa chama pode queimar ao redor e fazer um grande fogo.

3-Evite magoar seus familiares

Você magoa alguém quanto:
.Critica (de maneira improdutiva, só pra ferir)
.Quando não da atenção a seus familiares
.Quando não ajuda sua família nas tarefas diárias nas atividades. ( Tem adolescente que não pega fila, não vai a padaria comprar pão, não ajuda a mãe nas tarefas domesticas, não troca o pneu do carro etc.)
.Quando não apóia seus pais nos projetos que eles têm preparado
.Quando não agradece aos pais pelo que eles são e fazem
.Quando você da prioridade aos seus amigos e deixa a família de lado.
.Quando seus pais vêem que você não se esforça na escola para ser um bom aluno.

4-Comunique-se

.Seja sincero e honesto,
.Aprenda a ouvir seus pais com atenção!E não saia por aí tomando decisões sem conversar com eles.
.Alguns filhos preferem pedir conselho errado fora de casa do que ter a humildade para pedir conselho aos pais.
.Não dê lugar a mentiras, quando você esconde suas reais intenções ou o que esta fazendo de errado você perde, Deus tudo vê, mais sedo ou mais tarde seus pais saberão das suas mentiras, então procure ser sincero.
.Existem lares onde as pessoas só conseguem conversar gritando, ninguém respeita ninguém . a comunicação não é madura e nem frutífera .Voçê pode até achar que a maneira que seus pais pensam é ultrapassada mas não é, pergunte a seus pais como foi a vida que eles tiveram , as lutas que passaram , os problemas que enfrentaram e valorize a história de vida deles.
.O mundo agitado, a mídia, a tecnologia em si faz com que a comunicação entre pais e filhos não flua. É preciso conversar, conversar e conversar, desenvolver um diálogo. A família precisa sentar-se a mesa pelo menos uma vez por dia para comer e conversar. Pergunte para seus pais e irmãos sobre como foi o dia deles, se eles estão precisando de alguma coisa e se você pode ajudar em algo.

5-Admire seus pais

Existem adolescentes que morrem de vergonha dos pais, eles acham que os velhos são ultrapassados, andam mal vestidos, estão fora de forma física, engordaram etc. Seus pais precisam serem admirados, por você!Tire foto com seus pais, elogie a almoço de sua mãe, agradeça por tudo o que seus pais fizeram e estão fazendo por você. Diga Obrigado Pai, Obrigado mãe. Mãe você é linda! Não tenha vergonha de seus pais, muitos adolescentes tem vergonha da profissão dos pais. Ah meu pai é pedreiro, minha mãe é domestica, meus pais não sabem falar direito! Não tenha vergonha dos Pais que Deus lhe deu. Todo trabalho honesto respeite e admire seus pais.
.Não fique comparando seus pais com os pais dos seus colegas, cada um tem seu valor diante de Deus. Todos nós somos iguais diante de Deus. Não fique olhando apenas para os defeitos dos seus familiares, concentre-se nas virtudes.

6-Reconheça seus erros

.Tenha disposição e humildade para reconhecer seus erros. Onde está a honra dos orgulhosos? A Sabedoria mora no coração das pessoas humildes.

7-Compreenda as pressões que seus pais passam

.Não é fácil manter uma família, pense nas inúmeras pressões que os pais passam, contas para pagar no final do mês, problemas relacionados à saúde, notas ruins dos filhos na escola, o casamento que não vai bem, brigas entre os filhos etc.
Seus pais não são perfeitos, são seres humanos cheios de limitações.
.Mães que trabalham fora precisam se desdobrar para cumprir suas tarefas diárias, não é fácil administrar o lar e trabalhar fora. Além do mais pense no quanto a mulher sofre com a tal de TPM, todo mês sua mãe passa pela TPM- ela deve ficar irritada, fazer sermões, sentir um cansaço maior, tristeza e outros problemas hormonais.
.Seus Pais precisam de descanso, proporcione isso a eles ajudando e deixando que eles fiquem tranqüilos.

8-Não seja egoísta

.Tente se colocar no lugar de seus pais , sinta a dor que eles sentem, entenda o porquê da preocupação que eles sentem.
.Alguns filhos saem à noite e deixar os pais preocupados, a mãe não consegue dormir enquanto o filho não chega, pense na aflição do coração de uma mãe que ama os filhos e tem medo que algo errado aconteça com ele.
.Alguns adolescentes colocam o som de casa alto, e não respeitam o momento de descanso dos pais, ou até ficam com a TV ligada até tarde, não ajuda em nada se entregam a preguiça.

9-Tenha Paciência

.São muitas as tensões na maioria dos lares, fique tranqüilo, pois a tranqüilidade é a paz interior que permite você reagir pacificamente a uma situação tensa, sem sentir medo. É necessário manter a calma, não perder o controle, esfriar a cabeça e não ser precipitado ao falar. Quem é movido pela raiva é capaz de dizer palavras ásperas com os familiares. Principalmente com os idosos devemos ter muita paciência. Às vezes as crises e conflitos são muito grandes (separação dos pais, falta de dinheiro, pessoas doentes em casa ou a família esta em luto, ou muitos outros problemas) o bom é saber que tudo passa. Seus problemas podem ser muito grandes, porém com certeza não serão eternos e nada como um dia após o outro. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5- Dias melhores virão o mundo não vai desabar sobre sua cabeça. Além do mais entrar em desespero não adianta! A melhor coisa a fazer é pedir força a Deus para mudar o que precisa ser mudado, e ter humildade para aceitar aquilo que só pode ser mudado pelo próprio Deus. Não existem aqueles ditados? A fila anda o mundo da muitas voltas. Então pra que se desesperar, e perder a cabeça. Conheço pessoas que sofreram muito na infância e adolescência que hoje já são casados, possuem uma boa estrutura familiar e são bem resolvidos tanto profissionalmente como financeiramente.

10-Perdoe

Diante dos problemas familiares não adianta fugir, lutar de maneira errada, desistir, ficar triste, tentar vingar-se ou ficar lançando a culpa em todo mundo
.A melhor maneira de resolver os conflitos no lar é perdoando.
.A falta de perdão produz uma dor surda na alma essa dor com o tempo pode nos destruir, a falta de perdão esmaga o amor.
.Conceda o perdão gratuito a todos da sua família, sem fiar reivindicando algo em troca.
.Simplesmente decida perdoar.
. Quando perdoamos colocamos fim a nossa dor, nos sentimos melhores.
.Talvez seus pais tenham errado em relação a você, seu irmão ou irmã te magoou, porém saiba que a melhor coisa a fazer é perdoar e esquecer, isso mesmo diga eu te perdôo e esqueça o que aconteceu, se o seu coração for movido pelo amor de Deus perdoar não será tão difícil.
.Também é importante saber ter a humildade de pedir perdão, ainda que seus familiares não te perdoe faça a sua parte, peça perdão com sinceridade. Após pedir perdão perdoe-se a si mesmo, não fique se culpando pelo resto da vida. Jesus nos perdoou sem vingança

11-Preocupe-se com seu futuro

“Quem não sabe aonde quer chegar pode ir pode parar em qualquer lugar”
Ninguém pode viver nesse mundo só por viver, sem objetivos e metas, dê importância aos seus estudos. Nada é melhor para os pais do que vê um boletim repleto de boas notas. Dê sempre essa alegria aos seus pais e a você mesmo. Crie o habito de estudar. Seja o orgulho de seus pais.
.Demonstre interesse pelos estudos, seja organizado elaborando um horário de estudo. Para ser um vencedor na vida você precisa se esforçar, perseverar e trabalhar muito. Cuidado com as distrações do dia a dia aprenda a ser responsável.

12-Seja grato

.Saiba agradecer a Deus e aos seus pais por tudo, olhe para sua volta, muitos pais batalham tanto pelos filhos eles tentam fazer o melhor e os filhos nem agradecem, não dão importância devida. A Ingratidão é uma falha de caráter
.
13-Leve sempre alegria para sua casa

A Vida fica mais leve com alegria e bom humor .
O que faz um lar ser doce, não são os moveis finos, a casa decorada e o luxo material, mais sim a paz interior a união e o respeito. Celebre o aniversario de seus familiares, nem que seja de maneira simples, lembre de datas, passe mais tempo curtindo sua família, assistam futebol juntos ou um filme, tenha esses momentos juntos que é algo muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuide do seu Coração

Não adote a Solidão como morada no coração...