COMO VENCER O MEDO - (1ª Parte)


Todas as pessoas no mundo sentem medo. Sentir medo é algo comum nos seres humanos. As vezes não precisamos nem mesmo nos sentir ameaçados para sentirmos medo. Existem os medos mais comuns e outros não. O importante é lembrar que você jamais terá sucesso realizando seus objetivos, enquanto estiver sobrecarregado de temores. O medo pode fazer você perder seu potencial e boas oportunidades. A vida está cheia de desafios, temos medo do desconhecido, por isso todo medo tem raiz no futuro. Sejamos realistas nunca seremos capazes de escapar dos perigos, que nos acompanhará sempre.
Então qual é a solução? É usar o medo, transcendê-lo e vencê-lo. 
   .Descubra o que nutre seus medos quais  foram as experiências que você teve na infância que te deixou amendrotado? muitas vezes quando somos crianças os adultos nos colocam em estado de medo. Por exemplo contam : Boi da cara preta pega essa criança que tem medo de careta ! a criança fica morrendo de medo por causa dessa musiquinha! Sem querer os pais programam os filhos para sentirem medo. Quantas palavras negativas recebemos na infância , adolescência e ao longo da nossa existencia que nos faz sentir medo pelo resto da vida.Temos medo de sermos decepcionados e passar pelos mesmos sofrimentos que nossos pais passaram no passado, experiências negativas que tivemos  no passado levantam o medo do futuro.
A dor alimenta o medo 

Isso mesmo tanto a dor física como a emocional alimenta o medo. A dor moral da alma sofrida é terrível, ser mordido por um cachorro na rua é uma dor física também imensa. É preciso pedir a Deus maturidade para compreender que:
-Não é porque você foi rejeitado por alguém que todos vão te rejeitar.
-Não é porque seus pais não ficaram casados que você terá que ter medo de casar e não dar certo.
-Nem todas as pessoas são imorais e ruins no mundo.
-Não é porque seu pai faliu financeiramente que você terá que passar o resto da vida juntando dinheiro com medo de ficar pobre ao ponto de tornar-se avarento.
-Não é porque você sofreu algum acidente de transito que vai desistir de dirigir. 

Poderia citar aqui diversos exemplos.
-Não é porque você sofreu desilusão amorosa que terá medo de relacionar-se com outra pessoa e tentar ser feliz.
Vale lembrar que muitos heróis da fé, sentiram medo imaturo, como por exemplo: O Apostolo Pedro, sentiu tanto medo a ponto de trair Jesus três vezes. Pedro não era hipócrita mas sentia-se auto-suficiente, Jesus o conhecia tanto que disse: Tu me negaras mas Pedro disse: não mestre não te negarei. Outro exemplo foi a vida do grande líder Moisés que após ter sido escolhido por Deus para estar a frente do povo não tinha auto-estima suficiente e tinha medo.
  .Não finja que não sente medo, não disfarce. Não adianta tentar impressionar dizendo que não sente medo de nada, ou entregar-se ao orgulho. 
Muitas vezes nós mesmos nutrimos nossos medos,      
.O Medo significa falta de influência – Quem irá acompanhar alguém que transmite falta de confiança? Quem é confiante sabe onde pisa, transmite entusiasmo e motiva outras pessoas, Deus deseja que você confie nele, sua força vem de Deus.
.O Medo significa pensamentos errantes-Quem tem medo não consegue controlar os próprios pensamentos, geralmente é pessimista. Seus pensamentos vagam esperando o desastre.
O que ocupa seus pensamentos? Preste atenção nesse versículo do apostolo Paulo.  
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. ( Fp 4:8). Cuidado com os pensamentos errantes. As coisas na maioria das vezes não são como vemos ou pensamos, as coisas são como realmente são. É preciso colocar Jesus em primeiro lugar nas nossas vidas e meditar em sua palavra . Tenha pensamentos de fé e confiança, não fique enxergando apenas o lado negativo das coisas.

.Tome cuidado com as criticas dos outros pois essas criticas são capazes de levar o pessimismo para dentro da sua mente. Você não é o que pensam de você! Você é o que Deus pensa sobre você. 
.O Medo significa monotania- Quem tem medo não se arrisca na vida, a pessoa não quer relacionar-se com os outros porque tem medo de não ser aceito, ou tem medo de se decepcionar.
.O Medo significa luta- Existem pessoas que estão ficando neuróticas pois querem manter os perigos bem longe custe o que custar. Elas nem vivem direito, ficam ansiosas, prevendo o futuro. O que essas pessoas precisam é confiar plenamente em Deus. O amanha não nos pertence.

O Medo significa perda de tempo – perde-se contato com o mundo real, o medo nos leva a adiar nossas tarefas, nossos projetos, nossas decisões. Ficamos parados no tempo sem ação. 
O Medo significa impiedade- O medo opõe-se à fé. 
O medo significa problema de saúde-  está ligado a preocupação e ansiedade e faz a pessoa adoecer. O medo pode causar tensão, estresse etc.
O medo significa morte prematura- O acumulo de estresse desgasta o organismo.

Enfim como vencer o medo? 


-Confie na providência de Deus – Dependa de Deus!
 "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." (Mateus 6:31-34)

-Seja honesto para admitir que sente medo, e cultive uma vida de oração e leitura da palavra.
-Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. ... -2 Timóteo 1: 7-Aqui Timóteo nos ensina que é preciso ter auto controle.
-Deus é poderoso, o Senhor dos exércitos e age a favor daqueles que o temem. O Apostolo Paulo dizia : "Tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:13
Deus nos ama e esta disponível á nós,quando você decide colocar Deus em primeiro lugar em seu coração e passa a andar com Deus a conhecê-lo, então você vence o medo, pois sente que sua vida está nas mãos de Deus.
-Saiba que você é amado e aceito por Deus, ele sonda o mais intimo do seu coração sabe de todas as coisas e que nunca te abandonará.

adrianabiasi1@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Cuide do seu Coração

Não adote a Solidão como morada no coração...

Passos para o Adolescente viver bem em Família