Namoro Saudável


Adicionar legenda









Diferença entre amor e paixão

Paixão acontece derrepente é passageira, é só emoção,faz até mesmo a pessoa cometer erros.Pessoas Apaixonadas podem ficar até cegas emocionalmente falando, entregam-se ao ciúme doentio.O Apaixonado geralmente fica ansioso a ponto de não se preocupar com as outras áreas da vida como estudar e cumprir suas obrigações.Sem falar que a atração física vem em primeiro lugar quando se está apaixonado. Não existe na paixão uma amizade mais profunda , as pessoas são vistas mais como objeto. O apaixonado é capaz de usar até mascaras sendo oque não é , ele tenta esconder seus defeitos com medo de perder a pessoa que gosta.Paixão é ilusão , passa rápido.Existem pessoas que se apaixonam por 2 ou 3 pessoas ao mesmo tempo.


Amor-É um sentimento forte mais prolongado e duradouro,é mais seguro e tranqüilo cresce aos poucos e vai ficando cada vez mais sólido.Quem ama não perde a cabeça facilmente, examina bem as emoções, não faz pressão sobre o outro, gera confiança, tudo acontece naturalmente, quem ama sabe conciliar estudo, trabalho, família.Quando você ama o visual exterior não é o mais importante, você quer conhecer os sentimentos do outro, seus interesses, planos. Quem ama sabe esperar, respeita o outro, no amor você ate discute mais tenta resolver os conflitos que vão surgindo. Você se mostra como é de verdade pois é transparente, no amor você é fiel, maduro, consciente.Resumindo o amor é maravilhoso mas requer troca, responsabilidade e compromisso.
- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
- Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
- Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
- Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
- O amor nunca falha;
Paquera
A Paquera saudável- É aquela onde tudo acontece naturalmente, você passa a dar uma atenção especial a alguém, daí você começa a notar se tem afinidade com o outro, daí você nota se vale a pena tentar um namoro ou não.
A Paquera prejudicial
(Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
A paquera é prejudicial quando não tem um ideal, quando desperta expectativa no outro e não corresponde, quando brinca com os sentimentos e desrespeita o outro. A Paquera é prejudicial quando a intenção é impura ou seja quando visa apenas o desejo sexual e a malicia.
O Poeta já dizia “ A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher, sem a intenção de amá-la”(essa frase não é só para os homens mas também para as mulheres) Usar a paquera para sentir-se seguro é egoísmo.

Ficar: Sim ou não ?
Ficar é passar um tempo com uma pessoa sem o compromisso de ser namorado .Alguns acham que quando você fica , não existe cobrança, cada um faz oque quer sem dar satisfação ao outro. Você não se envolve tanto por isso sofre menos. Outros acreditam que é bom para o ego e auto afirmação. Os garotos se dão bem e saem contando vantagens.
As grandes desvantagens em ficar: .As mulheres ficam mal faladas, o relacionamento é supérfluo pois não se aprofunda a amizade, a atração sexual vem em primeiro lugar um não se preocupa com o outro, dá um sentimento de ser descartável a pessoa te usa e joga fora, Gera um peso na consciência, você se sente sujo e culpado quando deixa alguém apaixonado no dia seguinte, quando você fica há uma dificuldade em controlar os impulsos sexuais, O Ficar é Egoísta!

Com quem devo namorar?

Você já pensou nas qualidades que deve procurar na pessoa amada?
Meninas: Como o rapaz que você está gostando trata os pais?Como ele trata a mãe dele? Se ele não trata bem a mãe como ira tratar você? Ele é responsável tipo bom aluno, é preguiçoso ou fica dormindo a até tarde ou a tarde toda. Ele aproveita bem as oportunidades? Ele tem ideais e propósitos ou só fica de bobeira?Oque ele espera de você? Quais são as reais intenções dele? Ele reage bem as autoridades ou é um rebelde, ele tenta resolver os problemas ou foge deles? Ele é briguento, nervoso? Daqueles que discute até com a própria sombra?
Meninos: Como é a menina que você está gostando? Ela se valoriza?Como ela trata os pais?Ela é responsável e estudiosa? Tem alvos e metas para o futuro? É preguiçosa? Aproveita bem as oportunidades?é nervosa? Sabe cozinhar? (risos).Como ela resolve os problemas? Tem inteligência emocional? Tudo isso é preciso observar.Acredite Deus tem o melhor para você que está lendo esse texto. (Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


Requisitos para um namoro sólido

Envolvimento: participar dos bons e maus momentos, quando você ama de verdade procura fazer a pessoa feliz, você se compromete com o bem estar do outro.
Transparência:Não use mascaras, seja você mesmo , ninguém é perfeito, é preciso ir amadurecendo com o tempo. Supere seus defeitos.
Sinceridade: Use o bom senso para resolver os problemas, converse bastante.

E se meus pais forem contra o namoro?
Seus pais não são inimigos, e sim aliados para que você se torne feliz na vida. Ninguém conhece melhor os filhos do que os próprios pais. Muitas vezes eles até superprotegem mas é para o bem dos filhos. Tudo oque você tem que fazer é obedecer seus pais, não seja rebelde, dê um tempo, pare , fale com Deus e estabeleça um diálogo com seus pais. (Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.Obedecer aos pais é justo.Brigar com pai e mãe é guerra vencida (para os pais).
Não agüento mais esperar um namoro
(Salmos 27:14) - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
Não se frustre , esperar em Deus é um aprendizado.
(Salmos 27:14) - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor
Causas Variadas
As vezes a pessoa é muito tímida, não conseguem conversar de maneira descontraída, outros já não conseguem estabelecer relacionamentos profundos, conseguem conversar sobre tudo mas não sabem expor seus sentimentos. Outros possuem dificuldades familiares,auto rejeição,problemas financeiros tudo isso pode tornar-se um bloqueio.Apesar das dificuldades Deus nos ama e deseja que sejamos criaturas sociáveis, fechar-se em seu mundo, entrar na caverna não ira resolver seus problemas.Sinta-se amado, aceito por Deus, saiba que Deus quer o melhor para você! Olhe para a frente e vá a luta, seja feliz, reme contra os obstáculos da vida em Cristo somos mais do que vencedores ! Ninguém é feio, ninguém é pobre a riqueza de espírito é maior, valorize-se , sorria faça bons amigos e não se desespere no momento certo a pessoa ideal irá surgir pra você.
Como lidar com o fim de um namoro?
.Chore a perda! Expresse seus sentimentos, ficar calado amargurado é pior.Não faça fofoca sobre o fim do namoro,
.Procure ouvir bons conselhos- Sempre existe alguém para ajudá-lo.Mas atenção procure a ajuda correta, não vá se abrir para qualquer pessoa.
.Decida confiar em Deus, e espere por um novo amor. (Salmos 34:19) - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuide do seu Coração

Não adote a Solidão como morada no coração...

Passos para o Adolescente viver bem em Família