quinta-feira

Não adote a solidão como morada no coração!








Quem nunca sentiu solidão? É um sentimento bastante comum na humanidade. Solidão não é ausência de pessoas mas sim falta de intimidade com as pessoas mais próximas.Em outras palavras você pode ter a casa repleta de amigos, freqüentar festas, estar no meio de uma multidão e mesmo assim sentir-se sozinho.Muitas pessoas tentam afugentar a solidão entregando-se de corpo e alma ao trabalho ou a projetos pessoais, ou até mesmo estudando muito, porém nenhuma dessas fórmulas são infalíveis contra a solidão. Somente tendo relacionamentos significativos com Deus família e amigos é que podemos vencer a solidão. Tudo o que o ser humano deseja é pertencer a um meio, um grupo, a alguém e isso é importante. O próprio Deus preencheu a solidão de Adão criando Eva. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele Gênesis 2:18. Assim como Adão no Édem, muitos heróis bíblicos sentiram solidão como é o caso do apostolo Paulo quando foi preso, o próprio mestre Jesus sentiu-se desamparado pelo seu próprio povo e sozinho no Getsemani e durante sua crucificação.
Espere aí! você pode até dizer: Gosto de ficar sozinho de vez em quando!Tudo bem, querer ficar sozinho pra dá um tempo, esfriar a cabeça, ficar só pra organizar a vida, se situar em meio às situações, ou como diz o outro fechar pra balanço!Tudo isso é normal. Anormal é sentir um vazio existencial que decorre da falta de relações significativas. Precisamos nos sentir aceitos, importantes e próximos do coração das pessoas, mas não se desespere ninguém precisa sair por aí correndo atrás de todo mundo na ânsia de tornar-se popular e ter um milhão de amigos para sentir-se aceito, quem faz isso pode encontrar pessoas erradas, submetendo-se a caprichos ou tornando-se massa de manobra dos outros. Para relacionar-se bem se torna necessário ser criterioso na escolha dos amigos, é claro que amigos possuem defeitos, porém é bom lembrar sempre, quem não te ama não te merece!As pessoas precisam se aproximar de você não com falsos interesses e nem pelo que você tem ou faz, mas sim pelo o que você é.
Por fim quero ressaltar que o isolamento é algo perigoso, pessoas solitárias tendem a se isolarem cada vez mais. Não viva isolado, abra a Janela do seu coração, acredite que ainda existem pessoas boas no mundo e que vale a pena fazer bons amigos e até tolerá-los.
Vença a solidão! Não espere que a vida se torne um mar de rosas para começar a vencer a solidão. Não fique culpando os outros e Deus por sentir-se sozinho, olhe para dentro de si mesmo e mude. Relacione-se com Deus, fale com ele, que alem de ser seu pai amoroso também é seu melhor amigo. Outra dica importante é superar desentendimentos passados através do perdão. Olhe também para os lados muitas vezes o amigo que precisamos está do nosso lado e nós nem percebemos. Invista atenção, cuidado admiração e respeito para com o seu próximo.Enfim nunca desista de amar pois o amor nunca falha.



quarta-feira

Valorizando sua Auto-Imagem


Auto estima é ter uma idéia positiva de si mesmo. É  amar-se, valorizar-se. Quando temos uma imagem negativa de nós mesmos nos sentimos inferiores aos outros e desenvolvemos o complexo de inferioridade. Sentir-se inferior é ter um senso de valor próprio muito baixo, muitos se sentem até mesmo um pobre coitado.
O Complexo de inferioridade traz efeitos devastadores para o individuo, pois quem se acha inferior acaba entregando-se a timidez excessiva, o tímido não desenvolve todo o potencial que tem e deixa para traz seus sonhos, projetos, planos além de ser prejudicado em seus relacionamentos. É comum existirem pessoas que por se sentirem inferiores tornam-se tímidas e preferem se isolar do mundo.
Mas nem todo aquele que se sente inferior vive isolado porém infelizmente para mostrar-se e serem aceitos pelo grupo preferem usar máscaras. São diversas as máscaras que tampam o grande complexo de inferioridade. Temos a máscara da fortaleza-pessoas que se julgam muito fortes e são manipuladoras quando na verdade lá no fundo do coração elas se sentem minúsculas. Há a máscara da auto piedade, usada por pessoas que acreditam que podem chamar a atenção dos outros se começarem a lamentar sobre a vida, portando-se como coitadinhas, geralmente quem usa a máscara da auto piedade vive fazendo chantagem emocional para atrair a atenção para si, do tipo Ah !se você não fizer tudo o que eu quero eu vou morrer .
Então vamos vê se aprendemos? Baixo estima =Complexo de inferioridade=Timidez+Fracasso nos relacionamentos, e na vida .
Diversos são os fatores que levam alguém a ter baixo estima entre eles- A Rejeição.
Muitos são rejeitados mesmo antes de nascer devido à gravidez indesejada. Muitos são colocados de lado, são maltratados, ignorados, e passam pelo resto de suas vidas perguntando :
-Por que fizeram isso comigo? Será que Deus não me ama? A rejeição é uma ferida muito dolorosa e precisa ser curada. Mas qual é a solução para quem tem baixo estima, timidez, complexo de inferioridade e se sente rejeitado? Em primeiro lugar gostaria de dizer que antes mesmo de você nascer Deus já sabia que você viria ao mundo, ele sabia seu nome ele planejou seu nascimento, sua vida é um projeto de Deus para dar certo, apesar de qualquer circunstancia. Você é aceito e amado por Deus de uma maneira muito grande. Deus te ama tanto que entregou o único filho para morrer e provar o amor que ele sente por você. Você é fruto do sonho de Deus. Deus não te vê como um pobre coitado! Deus te vê como um príncipe ou princesa, ele te ama não pelo que você tem ou faz, mas te ama do jeito que você é ainda que você tenha que amadurecer em algumas áreas da vida. Deus deseja que você se sinta amado! Caso você tenha sofrido algum tipo de rejeição de maneira injusta saiba que a culpa não é sua! A culpa é de quem te rejeitou e o melhor caminho para que você seja feliz é perdoando o agressor. Isso mesmo perdoar é o caminho, não fique remoendo e murmurando, perdoe e siga sua vida. Lembre-se Jesus conheceu de perto a rejeição, ele foi traído por seus irmãos e mesmo assim perdoou.
“Não importa o que os outros fizeram com você, importa o que você fez com o que os outros fizeram com você”
Deus sabe do seu valor, pare de se esconder, permita-se amar e ser amado!